Coleta de Dados - Objetivos do Estudo

Objetivos do Estudo

Objetivo geral
Investigar o impacto da pandemia por coronavírus (Sars-CoV-2) sobre a mobilidade de pessoas idosas que vivem na comunidade.

Objetivos específicos
  • Identificar possíveis trajetórias de mobilidade nos espaços de vida, determinando subgrupos e analisar estes subgrupos quanto ao comportamento de distanciamento social (adesão as recomendações), gênero, raça/cor, faixa etária, renda, escolaridade, ocupação, local de residência, índice de vulnerabilidade social, resiliência, atividade física, doenças e condições de saúde, número de doenças e de medicamentos prévios a pandemia; e hospitalização;
  • Identificar o impacto da pandemia no desempenho das atividades instrumentais e básicas de vida diária no início do seguimento e em 3, 6 e 12 meses;
  • Rastrear o risco de sarcopenia em idosos no curso da pandemia (início do seguimento e em 3, 6 e 12 meses);
  • Rastrear o comportamento sedentário em idosos no curso da pandemia (início do seguimento e em 3, 6 e 12 meses);
  • Rastrear a ocorrência de quedas no curso da pandemia (início do seguimento e em 3, 6 e 12 meses).


Participantes e elegibilidade
Foram incluídos idosos que residentes da comunidade, com idade igual ou superior a 60 anos e de ambos os sexos. Foram excluídos idosos acamados e que residissem em instituições de longa permanência. Idosos com declínio cognitivo, com problemas de visão ou audição graves, ou com limitações graves na comunicação foram incluídos com entrevistas respondidas por um cuidador familiar ( proxy). Caso o idoso necessitasse de ajuda e não tivesse um cuidador para auxiliar, um pesquisador treinado entrou em contato e fez a entrevista por telefone.

Recrutamento e divulgação da pesquisa
O recrutamento dos participantes foi realizado por conveniência na comunidade local e, através de mídias sociais, segundo a metodologia Snowball sampling. (Biernacki & Waldorf, 1981) Os idosos também foram convidados a participar via divulgação em mídias sociais, grupos de WhatsApp e por indicação de pessoas conhecidas.

Viva com
QUALIDADE
e tenha uma vida ativa.

Fale conosco:
Se tiver dúvidas, por favor, entre em contato com o pesquisador responsável:
Profa. Dra. Monica Rodrigues Perracini (UNICID/Unicamp)
Telefone: (11) 2178-1565
E-mail: contato@remobilize.com.br

Copyright 2020 - Remobilize

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização.