Coleta de Dados - Procedimento

Procedimento de Coleta

Os dados foram coletados por meio de um formulário online desenvolvido na plataforma SurveyMonkey®. As avaliações serão realizadas 3, 6 e 12 meses após o contato inicial.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

Mobilidade nos espaços de vida :

Será utilizado o questionário Life-Space Assessment (LSA)(Peel et al., 2005), adaptado transculturalmente para a população brasileira.(Curcio et al., 2013) Reflete a mobilidade individual em termos de área espacial, frequência e necessidade de assistência.(Portegijs, Rantakokko, Viljanen, Sipila, & Rantanen, 2016) É composto por questões referentes a cinco níveis de espaços de vida frequentados pelo idoso, com ou sem ajuda, nas quatro semanas anteriores à avaliação. Formado pelos seguintes itens: nível de espaço de vida [1) cômodo da residência além de onde dorme; 2) área externa da residência; 3) vizinhança; 4) cidade em que habita; 5) outras cidades], frequência (menos de uma vez por semana, uma a três vezes por semana; quatro a seis vezes por semana ou diariamente) e independência (sem equipamento ou assistência pessoal, com equipamento de auxílio ou com assistência pessoal). A pontuação pode variar de 0 a 120, obtida por meio do somatório da pontuação em cada um dos níveis de espaço de vida, tendo maior a mobilidade nos espaços quanto maior a pontuação.(Allman, Sawyer, & Roseman, 2006; Peel et al., 2005; Portegijs et al., 2016) Pontuações abaixo de 60 pontos tem sido definida como restrição na mobilidade do espaço de vida, indicando que o indivíduo não é mais capaz de se mover para fora da sua vizinhança e está fortemente correlacionado com baixo nível de participação social e aumento no risco de mortalidade.(Tsai et al., 2016)

Desempenho nas atividades de vida diária :

Os participantes serão classificados quanto ao grau de dificuldade em realizar tarefas de vida diária através do questionário Brazilian OARS (Multidimensional Functional Assessment Questionnaire - BOMFAQ).(Ramos et al., 1998) O BOMFAQ é um questionário que avalia o grau de dificuldade auto relatada para realizar 15 atividades, divididas em 8 atividades básicas de vida diária - ABVD (deitar e levantar da cama, comer, pentear o cabelo, andar, ir ao banheiro em tempo, tomar banho, se vestir e cortar as unhas dos pés), e 7 atividades instrumentais de vida diária – AIVD (medicar-se na hora certa, subir escadas, andar perto de casa, fazer compras, preparar refeições, fazer limpeza de casa e pegar condução). Para cada uma das atividades, o participante deve responder se “realiza sem dificuldade”, “com dificuldade”, “faço com ajuda de outras pessoas”, “não consigo fazer”. O escore é a somatória de todas as atividades realizadas com dificuldade ou com necessidade de ajuda (1 ponto para cada atividade), variando de 0 a 15.

Rastreio da sarcopenia :

Para a triagem de sarcopenia, será utilizado o questionário SARC-F.(Barbosa-Silva et al., 2016; Malmstrom & Morley, 2013) O questionário avalia através de auto relato, cinco componentes: a dificuldade em levantar e carregar 5kg; atravessar um cômodo; levantar da cadeira ou da cama; subir um lance de escadas de 10 degraus e o número de quedas nos últimos 12 meses. Cada componente varia de 0 a 2 pontos, e o escore total é a somatória, variando de 0 a 10. Uma pontuação igual ou maior do que 4 pontos é preditivo de sarcopenia.

Ocorrência de quedas :

Os participantes serão rastreados quanto à ocorrência de quedas e suas consequências no início do seguimento, em 3, 6 e 12 meses. Para este estudo o desfecho queda foi definido como “evento inesperado, não intencional, no qual a pessoa venha a repousar no chão, ou em um nível inferior”.(Lamb et al., 2005)

Dados sociodemográficos:
idade, renda, gênero, escolaridade, tipo de moradia, composição do domicílio

Problemas de sono e de humor

Índice de Comorbidade Funcional (ICF):
(Groll, To, Bombardier, & Wright, 2005) que consiste em uma lista de 18 comorbidades relacionadas principalmente à função física.

Atividade Física:
A atividade física será avaliada usando questões sobre caminhadas planejadas e incidentais do Incidental and Planned Exercise Questionnaire (IPEQ)(Merom et al., 2014) e; questões sobre exercício físico planejado do Minnesota Leisure Time Activities Questionnaire.(Lustosa et al., 2011) As perguntas serão referentes a caminhada planejada, recreativa, tempo que realiza atividades em pé, realização de exercícios domiciliares e atividades de reparo doméstico

Vulnerabilidade Social:
A vulnerabilidade social será mensurada pelo Índice de Vulnerabilidade Social (IVS),(Marguti, Rocha, Pinto, Costa, & Curi, 2018) construído a partir de indicadores do Atlas do Desenvolvimento Humano (ADH) no Brasil, que procura dar destaque a diferentes situações indicativas de exclusão e vulnerabilidade social no território brasileiro, numa perspectiva que vai além da identificação da insuficiência de recursos monetários. Os três subíndices que o compõem são: I – a Infraestrutura Urbana do território (seja ele um município, uma região, um estado ou uma Unidade de Desenvolvimento Humano); II- o Capital Humano dos domicílios deste território; e III - a Renda, o acesso ao trabalho e a forma de inserção (formal ou não) dos residentes nestes domicílios. A posse ou privação determina as condições de bem-estar da população na sociedade. Quanto mais alto o IVS de um território, maior é sua vulnerabilidade social e, portanto, maior a precariedade das condições de vida. O IVS é inversamente proporcional ao Índice de Desenvolvimento Humano Mundial, ou seja, quanto mais próximo de 1 está o índice, piores são as condições de vida da população daquele território, ao passo que valores próximos a zero denotam baixa ou inexistente vulnerabilidade social.

Viva com
QUALIDADE
e tenha uma vida ativa.

Fale conosco:
Se tiver dúvidas, por favor, entre em contato com o pesquisador responsável:
Profa. Dra. Monica Rodrigues Perracini (UNICID/Unicamp)
Telefone: (11) 2178-1565
E-mail: contato@remobilize.com.br

Copyright 2020 - Remobilize

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização.