Coleta de Dados - Armazenagem e Disponibilidade dos dados

Armazenagem e Disponibilidade dos Dados

Os dados brutos dos questionários da avaliação inicial foram exportados da plataforma SurveyMonkey ® em dois arquivos (com extensão .sav), nomeados “Remobilize A1 - Raw Data Web” (avaliação inicial online) e “Remobilize A1 - Raw Data Phone” (avaliação inicial por telefone). Em seguida foi gerado um único banco, chamado “Remobilize A1 - Raw Data Tags”, espelho do flowchart do estudo. Neste último banco foram criados rótulos para cada participante, classificando-os como:

  • Completos: questionários totalmente respondidos
  • Incompletos: questionários iniciados e não finalizados
  • Repetidos: participantes que responderam ao questionário mais de uma vez (dados comparados em relação ao nome, data de nascimento, telefone, CEP)
  • Excluídos: participantes que não se enquadraram nos critérios de inclusão

Após sinalizados os questionários foi criado o banco “Remobilize A1 – Data Clean v1”, incluindo-se apenas os questionários completos. Nesta etapa foram identificados os dados faltantes ou inconsistentes dos questionários para que os pesquisadores pudessem entrar em contato com os participantes. Foi criado o banco “Remobilize A1 – Data Clean v2” com inclusão dos dados recuperados e conferidos via telefone. Neste mesmo banco foi feita a categorização e sinalização dos dados faltantes. Nessa etapa o ID e respectivo participante serão conferidos e guardados para serem usados apenas a título de conferência nos follow-ups.

Uma versão chamada “Remobilize A1 – Final” foi criada com anonimização dos dados. Este banco foi disponibilizado aos pesquisadores da rede, juntamente com o arquivo de contendo os codificação das questões, para realização das análises. A anonimização foi realizada de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no. 13.709, de 14 de agosto de 2018, que diz: “A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais cita ainda o dado anonimizado, que é aquele que, originariamente, era relativo a uma pessoa, mas que passou por etapas que garantiram a desvinculação dele a essa pessoa. Se um dado for anonimizado, então a LGPD não se aplicará a ele. Vale frisar que um dado só é considerado efetivamente anonimizado se não permitir que, via meios técnicos e outros, se reconstrua o caminho para "descobrir" quem era a pessoa titular do dado - se de alguma forma a identificação ocorrer, então ele não é, de fato, um dado anonimizado e sim, apenas, um dado pseudonimizado e estará, então, sujeito à LGPD.” A anonimação dos dados é obrigação do pesquisados, segundo o art. 5o, XI "utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo"

Viva com
QUALIDADE
e tenha uma vida ativa.

Fale conosco:
Se tiver dúvidas, por favor, entre em contato com o pesquisador responsável:
Profa. Dra. Monica Rodrigues Perracini (UNICID/Unicamp)
Telefone: (11) 2178-1565
E-mail: contato@remobilize.com.br

Copyright 2020 - Remobilize

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, confirma que aceita a sua utilização.